Relações Públicas e Comunicação Empresarial

Olá!

O meu nome é Madalena, tenho 20 anos e sou de Lisboa. Estudo Relações Públicas e Comunicação Empresarial na Escola Superior de Comunicação Social.

Afinal, o que são as Relações Públicas? Apesar de não existir uma definição consensual/ideal/única para este conceito, sabemos que esta inclui termos como comunicação, informação, planeamento, estratégia, relacionamento, públicos, pessoas, gestão, antecipação e até, como Wilcox referiu em 1978, “arte” e “ciência social”.

Actualmente as organizações operam num ambiente complexo, exigente, acelerado e inconstante, orientado por relações sociais, pela mudança e pela globalização. Para sobreviver, têm que acompanhar as mudanças, reagir e responder às pressões externas, as relações públicas surgem como forma de harmonizar e adaptar a organização a este ambiente através da gestão da sua relação de comunicação com os públicos.

Face a esta realidade, em que o tempo passa cada vez mais rápido, é necessário que um profissional de comunicação esteja atento ao ambiente, para o monitorizar, recolher informações e analisá-las, tendo em conta que todas as informações podem ser valiosas.

Por este motivo, há que fazer um zapping* pela actualidade, pela realidade e pelo ambiente, para que se esteja sempre atento e se recolham todo o tipo de informações importantes diariamente. Como estudante desta área, escreverei sobre a realidade das relações públicas e a minha interpretação da mesma, fazendo como que um diário de observações.

*Zapping: “to go somewhere or do something quickly”. (Cambridge dictionaries online)

Deixe um comentário